Home Descubra Luxemburgo O Que Visitar em Luxemburgo em 1, 2 ou 3 Dias

O Que Visitar em Luxemburgo em 1, 2 ou 3 Dias

by Flavia Bley

Diversos turistas vêm para Luxemburgo num esquema bate-e-volta de outra grande cidade como Paris, Amsterdam ou Bruxelas, ou passam por aqui de carro no caminho entre outros destinos. Muitos me perguntam o que fazer em Luxemburgo em um ou dois dias e aqui está o meu roteiro favorito.

Observe que em cada um dos locais há links para outros sites que podem explicar melhor a história e significado de cada um deles.

Para 1 Diazinho

Eu diria que se você tem somente um dia, foque esse dia no centro histórico da Cidade de Luxemburgo.

Seria interessante, antes de vir, dar uma lida sobre a rica história da Cidade de Luxemburgo, um patrimônio da UNESCO, para entender a particularidade dela. Aqui há um pouco sobre ela em francês, inglês ou alemão.

Sugiro começar o roteiro na Place Guillaume II, não só pelo conveniente estacionamento Knuedler abaixo dela, mas porque bem ali tem o escritório do Centro de Informações Turísticas que pode lhe fornecer um mapa gratuitamente, te ajudar com o Wi-fi da cidade e dar outras dicas, caso não confie nas minhas aqui. Mas por favor, confie. A Place Guillaume II é uma praça central com o nome do antigo rei dos Países Baixos e do Grão-Ducado de Luxemburgo. Em Luxemburgo, este lugar é mais conhecido como Knuedler. Para os descendentes de luxemburgueses que vêm para Luxemburgo recuperar sua cidadania luxemburguesa (uma enorme fatia dos turistas lusófonos), aqui é onde está o famoso Bieger Center.

1) Da Place Guillaume II (Knuedler) caminhe um minuto (66 metros) até o Palácio Grão-ducal.

Photo by Djedj at Pixabay

Photo by Djedj at Pixabay

O Palácio Grão-ducal é usado para o exercício das funções oficiais do Grão-Duque.  Mas a residência dele e da grã-duquesa fica na verdade no castelo de Colmar-Berg, 25 km ao norte.

2) Contorne o palácio, passe pela frente da Église Saint-Michel e dirija-se ao começo do Chemin de la Corniche. E aqui você encontrará a melhor foto de todo país. Sempre que vou perco o fôlego de tão lindo que é.  Admirando a vista dali, vocês entenderão que o centro histórico fica em cima de uma enorme muralha, que serviu de fortaleza por séculos. Poderão ver a Abadia de Neumünster (Neumünster Abbey), a região do Grund lá embaixo, o rio Alzette. Clique aqui para ver uma vista de 360 graus.

Photo by Waldomiguez at Pixabay

3) Siga o Chemin de la Corniche ladeira abaixo até a região do Grund… é uma descida a pé linda e calma e que vai lhe proporcionar tempo e espaço para fazer muitos selfies sem ninguém ao redor para te atrapalhar.  Lá embaixo no Grund, caminhe até a pontezinha do Rio Alzette para ter essa vista de baixo para cima.

Photo by code83 at Pixabay

4) Pegue o elevador ali do Grund que leva para a Cité Judiciaire (só para não precisar subir a pé, socorro!). Lá na Cidade Judiciária, há uma outra vista muito bonita para o caminho que você acabou de fazer e a parte baixa de onde acabou de vir.

Photo by ahill88 at Pixabay

5) De lá, caminhe 4 minutos até a Cathédrale Notre-Dame, cuja construção começou em 1613.

6) Quase na frente da catedral, está a Place de la Constitution onde fica um dos símbolos de Luxemburgo, uma mulher dourada, a Gëlle Fra, símbolo da resistência luxemburguesa na primeira e segunda guerras. Essa praça tem uma vista espetacular para uma outra parte baixa, o Pètrusse e para a Ponte Adolphe.

By @inmemo at Pixabay

Photo by 12019 at Pixabay

7) Caminhe até a Pont Adolphe, porque abaixo dela, literalmente abaixo e suspenso, há um caminho para pedestres e ciclistas e a vista lá debaixo é espetacular.

8) Depois caminhe 500 metros (10 minutos) até o centro comercial que fica ao redor da Grand Rue. Sempre falo que acho o centro comercial um verdadeiro shopping center de luxo a ceu aberto. Ali todas as grandes marcas de luxo estão sempre com as vitrines impecáveis, mas há também lojas mais populares como H&M e Pull&Bear. Talvez você nessa altura do campeonato esteja morto(a) de fome e então a Place D’Armes seria a praça de alimentação desse shopping center, com diversas opcções gastronômicas de fast food até opções mais elaboradas.

9) Depois de descansar, há uma última pedra preciosa, a 850 metros dessa praça: o elevador panorâmico de Pfaffenthal. É um elevador panorâmico que sobe e desce 71 metros em poucos segundos e que exibe um outro ângulo da cidade alta, dessa vez com vista para Kirchberg, a região das instituições europeias e muitas empresas. Ele é gratuito, mas clique aqui para saber se não estará fechado bem no dia de sua visita.

Para Quem Vai Ficar 2 Dias

Se você tem a sorte grande de poder ficar mais um dia nesse belo país, falo sem titubear, faça o mesmo roteiro acima no primeiro dia e para o segundo dia alugue um carro para dirigir até Vianden, passando pela região espetacular de Mullerthal, a pequena Suiça luxemburguesa. Dá para fazer sem carro? Sim, mas aí provavelmente você não consiga aliar Mullerthall com Vianden. Ou até tem como. Estude seu trajeto aqui. Para chegar até Vianden com transporte público, reserve pelo menos 1h30 para ir e outra 1h30 para voltar, pois há um trem até Ettelbruck e depois você precisará trocar para um ônibus até Vianden.

Digamos que tenha ido de carro e colocou no GPS Mullerthal… você não irá se arrepender. A ponte da foto abaixo está ao lado da estrada e uns 500 metros mais à frente tem um estacionamento gratuito para você poder parar o carro, descer com a máquina fotográfica e fazer belas fotos desse lugar. Ele é na verdade perfeito para quem faz trilhas, mas você, hoje, como turista de poucos dias, vai curtir pelo menos a bela paisagem ou fazer uma trilha curta do estacionamento até a ponte abaixo.

Photo by CSITDMS at Pixabay

E Vianden é espetacular!! Pelo Castelo (pela vista de dentro dele e dele próprio), pelo museu do Victor Hugo, pelo explendido teleférico (fechado no inverno) e pelo clima feliz às margens do rio em dias de sol. O teleférico proporciona vistas incríveis do castelo. Esse é o video que fizemos dele.

Photo by Kiwi at Pixabay

Outra coisa muito bacana de dirigir (ou pegar um trem e ônibus) até Vianden é que você passará por várias pequenas vilas e isso vai te mostrar como muitos luxemburgueses vivem: normalmente em enormes casas em pequenas vilas, afastadas da capital. No caminho há várias dessas.

Para Quem Vai Ficar 3 Dias

Se você tem ainda mais tempo para conhecer o país, eu sugeriria quebrar o roteiro do primeiro dia em dois, fazendo tudo com mais calma, com mais inclusões de momentos para sentar em um café e descansar, incluindo um tempo para tomar um belo chocolate quente na Chocolate House, literalmente em frente ao Palácio Grã-Ducal. Também sugerira conhecer as Casamatas du Bock, antes de descer o belo caminho de la Corniche.  Lá embaixo no Grund, sugeriria fazer uma caminhada até Neumünster Abbey, para ver a vista de baixo para cima de toda essa fortaleza que você visitou nas Casamatas.

Além disso, há sugestões específicas caso você goste de arte e história. Aqui nosso artigo sobre os museus pela Cidade de Luxemburgo. Mas se você gosta mais da história militar, mais especificamente da II Guerra Mundial, há muito o que conhecer pelo país. Por favor, leia esse nosso artigo sobre os Museus Militares em Luxemburgo.

Se você for maluco(a) por supermercados como eu (eu sei, eu sei) há dois enormes para se visitar e enlouquecer com as sessões de vinhos e iogurtes e frutas. Convenientemente, ambos estão dentro de shopping centers e então se comprar for sua tendência natural, vai valer a pena conhecer: o Auchan em Kirchberg e o Cactus do Belle-Etoile. Ambos supermercados são gigantescos e fecham um pouco mais tarde das lojas de rua.

Está a fim de ver uma arquitetura mais moderna e bem diferente da capital? Pegue um trem na Gare Central com destino a Belval Universität (todos os trajetos feitos por transporte público podem ser calculados aqui) e caminhe da estação de Belval até a Universidade passando pelas altas fornalhas de Belval. Há boas opções de restaurantes em Belval e também um shopping center.

E voilà, aqui estão minhas sugestões de roteiro.

Conhece outros cantinhos essenciais para um visitante de poucos dias? Por favor, nos conte nos comentários abaixo.

You may also like

3 comments

Claudia Ruthes 29th June 2018 - 3:04 am

Olá, eu e toda minha família, gostaríamos muito de agradecer suas dicas! Elas foram excepcionais! Ficamos 3 dias em Luxemburgo e sigamos todas as dicas, deu tudo muito certo! Foram passeios encantadores e cheios de surpresa agradáveis!

O elevador panorâmico de Pfaffenthal foi outra grande surpresa! Depois de um dia cheio de paisagens lindas, caminhamos até lá e nos deparamos com mais uma belíssima vista!

Seguimos até as dicas de mercados!! Somos como você, adoramos um mercado cheio de novidades hehehe
Produtos incríveis … chocolates deliciosos e preços bons!

A única decepção foi com Mullerthal, estacionamos nas vagas gratuitas, ninguém da região conhecia aquela linda ponte da foto…depois de muito caminhar, um senhor, que morava na região, disse que as chuvas de uma semana atrás, alagaram toda a região e tiveram que interditar quase todos os caminhos… que pena!
Mas, mesmo assim, seguimos à Vianden e nos impressionamos , mais uma vez, com a charmosa cidade e castelo magnífico!

Enfim, obrigada por todas as dicas!!! Você, certamente, nos proporcionou uma ótima viagem!!

Já queremos voltar mais vezes!
Obrigada!

Reply
Janete 4th July 2018 - 10:46 pm

Parabéns pelo Blog Flavia e obrigada pelas dicas.

Reply
Leo Rangel 23rd August 2019 - 12:21 am

Obrigado pelas dicas Flávia, vou passar exatamente 3 dias.

Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.